Experiência do Proponente:
Para detalhes da experiência do Proponente, clique aqui: Currículo
Modelagem Financeira de Novos Negócios:
O Modelo Financeiro de um negócio “green-field” compreende a parte contábil e financeira de um Plano de Negócios. Com o apoio de pessoas com expertise e conhecimento do negócio em análise, serão montadas projeções de possíveis receitas, custos operacionais e orçamentos futuros de despesas gerais e administrativas, bem como estimativas dos investimentos necessários (imobilizado e/ou intangível). Da mesma forma, os especialistas estabelecerão hipóteses cabíveis de empréstimos e financiamentos para alavancar o negócio. Usando as regras contábeis e fiscais atuais, podemos agora desenvolver o modelo financeiro. O proponente possui larga experiência na modelagem de novos negócios, principalmente na área de concessões de longo prazo, em projetos de infraestrutura (terminais portuários e aeroportuários, hidrelétricas, rodovias, entre outros). Os investidores podem agora visualizar suas taxas de retorno (TIR), valor presente líquido do empreendimento (VPL), capital mínimo exigido (exposição máxima), entre outros índices. O modelo também permite análises de sensibilidade, variando os principais parâmetros adotados.
Análise de Negócios em Andamento
A vida financeira anterior de um negócio em andamento pode ser representada, de forma condensada, através de suas Demonstrações Financeiras. As contas em aberto no balanço patrimonial projetam efeitos futuros sobre o negócio (ex.: depreciação/amortização de imobilizado/intangível, liquidação de empréstimos e financiamentos, contas a pagar, contas a receber, entre outros). O histórico de receitas, custos e despesas também permite inferir curvas de tendência para o futuro. Com base em dados históricos e premissas de desenvolvimento futuro, agora podemos desenvolver o modelo financeiro. No caso de M&A (fusão e aquisição), o modelo permite avaliar o valor dos fluxos de caixa futuros, ou seja, o valor líquido do negócio (equity value). No caso de aquisição total ou parcial do negócio, por um determinado valor pago, o investidor passa a ter informações para avaliar suas taxas de retorno (TIR), valor presente líquido do empreendimento (VPL), capital mínimo exigido (máxima exposição), entre outros índices.
Desenvolvimento de Software Especialista
Dependendo da natureza do projeto, pode-se utilizar uma linguagem de programação mais adequada. O proponente já desenvolveu projetos em várias linguagens, desde a época do Sistema Operacional DOS, em Basic e Dataflex. Mais recentemente, já no ambiente Windows, vem utilizando Delphi e Python, além de VBA – Visual Basic for Applications.
Programação VBA (macros) para Excel Avançado
Para aplicações que não exijam um banco de dados de grande capacidade, o Excel oferece uma flexibilidade insuperável. Com a utilização de macros, escritas em VBA – Visual Basic for Applications, pode-se criar belas interfaces com o usuário, com sofisticada validação de entrada de dados. O processamento desses dados é relativamente lento, porém suficientemente rápido para a maioria das aplicações. Também permite a geração automática de relatórios complexos, tanto em tela como impressos. Enfim, é uma ferramenta extremamente flexível, para desenvolver desde uma aplicação caseira, para um usuário individual, até aplicações razoavelmente sofisticadas, para uso corporativo. Antecipamos o desafio de desenvolver uma solução personalizada para o seu caso. Teste-nos!
A título de "tira-gosto" do que é possível, clique: Brinde
Traduções Técnicas na área de Engenharia (alemão e inglês)
Outra área em que o proponente acredita poder trazer contribuições significativas é a tradução de textos técnicos, aliando seus conhecimentos de engenharia, contabilidade e finanças, com fluência em vários idiomas. No entanto, a proposta se limita a traduções do alemão ou inglês, sempre para o português. Traduções do português para esses idiomas seriam prejudicadas pela falta de vivência diária em ambiente técnico, naquelas línguas.
Apoio em Licitações de Concessões de Infraestrutura
Ainda outra área em que o proponente acumula muitos anos de experiência é a análise de editais de concessões de infraestrutura (terminais portuários e aeroportuários, hidrelétricas, rodovias, entre outros). Com o apoio das equipas de engenharia e orçamentação da empresa participante da licitação, propomo-nos a apoiar as propostas financeiras com os respetivos Modelos Financeiros. Em conjunto com os responsáveis pela licitação, serão estabelecidas as premissas de crescimento da demanda e parâmetros mínimos de Retorno sobre Investimentos (ROI), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Valor Presente Líquido do Fluxo de Caixa (TIR), entre outros. Com os dados dos orçamentos de Custos, Despesas e Investimentos, além das condições de contorno do financiamento que alavanca o projeto, será possível calcular a Tarifa Mínima ou o Lance Máximo para a licitação em análise.
Para Retorno clique aqui: Português (BR)